Afinal, o que é uma ZOONOSE?
- agroquerenciasls
- 22 de out. de 2020
- 2 min de leitura

Recentemente fizemos uma enquete rápida nos stories do nosso perfil pet do Instagram (já nos segue por lá?! Clique @petsquerencia e nos acompanhe por lá!) sobre as zoonoses. Apesar de ser um termo bastante falado, ele gera muita confusão sobre o seu conceito.
Perguntados sobre se já tinham ouvido falar sobre mais de 63% das pessoas que responderam afirmaram que sim, que já tinham ouvido falar. Entretanto, ao questionarmos se as pessoas saberiam explicar o que é uma zoonose, quase 59% das pessoas responderam que não.
Dos que sabiam, ao pedirmos para citarem alguma zoonose a maioria respondeu “raiva”, seguida de “toxoplasmose”. Giárdia, sarna, esporotricose e leptospirose também foram citadas (clique nas imagens para conferir os resultados completos).
Mas afinal, o que é uma zoonose e por que tutores e tutoras de pets devem ficar atentos para evitá-las?!
Zoonoses: o que são?

Zoonoses são todas aquelas doenças transmissíveis de animais para humanos, ou de humanos para animais. Elas são provocadas por parasitas e microrganismos como parasitas, protozoários, bactérias, vírus e fungos.
Como elas são transmitidas?
As zoonoses podem ser transmitidas por contato direto, como a saliva, urina, fezes, secreções ou mordidas de um animal que esteja infectado, ou pelo contato indireto, como em áreas em que os animais vivem, em superfícies ou
objetos contaminados.
Como prevenir?

A forma mais garantida de evitar a disseminação de zoonoses é pela prevenção. É preciso estabelecer com os veterinários responsáveis pelos pets um programa vacinal adequado ao animal, e fazer o acompanhamento e reforços conforme este cronograma. Além disso, é recomendado que o ambiente em que os animais vivem seja higienizado frequentemente, para evitar que essas e outras doenças fiquem no espaço, facilitando a contaminação dos humanos.
Os tutores e tutoras também devem lembrar de fazer a higiene das mãos logo após entrarem em contato com os seus pets ou com suas fezes e urina. Outro cuidado diz respeito ao passeio dos pets a rua. Evite que o seu animalzinho leve qualquer coisa encontrada na rua à boca, faça a higiene das suas patinhas assim que chegarem em casa e fique atentos aos sinais e mudanças de comportamento que ele pode apresentar no dia a dia. Muitas dessas zoonoses são tratáveis e quanto antes o diagnóstico for feito, melhor e menos invasivo será o tratamento para o seu pet.
Quais são algumas das zoonoses mais conhecidas?
Algumas doenças que são zoonoses e que muitas vezes não são conhecidas como tais, são: raiva, leptospirose, leishmaniose, giardíase, brucelose, sarna, toxoplasmose, febre amarela, dengue, gripe canina*, entre outras.
*no caso da gripe causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica.
Quer saber mais sobre algumas dessas zoonoses?
Clique nos links abaixo e saiba mais sobre algumas dessas zoonoses:
Comments