A Brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus, e é um risco à saúde pública, já que também pode infectar outros animais e seres humanos, sendo considerada uma zoonose.
Mas o que de fato é a doença, como preveni-la e diagnosticá-la?
Brucelose Bovina
É uma doença crônica infecciosa que afeta o sistema reprodutivo dos bovinos. Por esse motivo, ela pode levar a abortos frequentes e espontâneos, retenção de placenta, metrite (infecção do útero), infertilidade e consequente redução na produção de leite do rebanho.
A bactéria Brucella abortus, ao infectar o sistema reprodutivo pode ocasionar placentite (inflamação da placenta), o que leva ao aborto espontâneo nos animais prenhes.
A principal via de transmissão da Brucelose Bovina é pelo contato com material contaminado, por exemplo: secreções genitais de animais infectados, placenta, fetos abortados, leite contaminado e produtos lácteos não pasteurizados. Outra fonte de infecção é pela ingestão de alimentos ou água contaminados.
Como diagnosticá-la e o que fazer?
Além dos sinais clínicos relacionados aos abortos e infecções no sistema reprodutivo, há exames sorológicos que confirmam o diagnóstico da doença.
A Brucelose Bovina é uma doença que não tem cura. Portanto, a partir do momento em que o diagnóstico é confirmado é necessário sacrificar o animal doente.
Para controlar a disseminação da doença é também preciso que todos os animais que estiveram em contato direto com o bovino infectado sejam igualmente testados, a fim de manter o isolamento dos animais doentes e fazer o controle por meio de um programa de vigilância contínuo.
Tem formas de prevenção?
Sim, há como prevenir a Brucelose Bovina, por meio de vacinação e controle sanitário!
A vacinação é a forma mais eficiente para prevenir a Brucelose Bovina. O protocolo de vacinação será estabelecido e deve ser seguido pelas recomendações do médico veterinário.
Aliada à vacinação, outra forma eficaz de prevenção é pelo manejo adequado dos animais da propriedade, com objetivo na manutenção de boas práticas de higiene. Isso inclui desinfetar as instalações com frequência, fornecer água e alimentação frescas e ambientes saudáveis de circulação.
Impactos na propriedade - econômicos e de saúde:
Além dos já citados impactos na saúde animal e dos problemas que a disseminação da doença pode ocasionar nos seres humanos ao ser transmitida pelo contato direto ou consumo de produtos contaminados, a falta de controle da disseminação da Brucelose Bovina pode impactar na lucratividade da propriedade rural.
E esse impacto pode se dar tanto pela perda de animais reprodutivos, quanto na consequente diminuição da produção de leite e no gasto para controle da doença.
É por isso que a vacinação e o manejo correto são fundamentais para que a saúde humana e animal sejam mantidas, assim como a produtividade e lucratividade da propriedade rural.
Na Agropecuária Querência contamos com médicos veterinários que auxiliam produtores rurais com atendimento in loco, além de vacinas que vão auxiliar na prevenção.
Comments