A castração dá mais qualidade de vida aos pets!
Essa temática ainda é considerada um tabu, já que muitas pessoas têm pena de fazer o procedimento nos animais. Entretanto, a castração melhora a qualidade de vida deles e evita a continuidade de doenças hereditárias comuns, entre outras. Além disso, são menos animais sofrendo sem cuidados e sem o amor de tutores responsáveis.
Benefícios da castração:
Nas fêmeas há a diminuição do risco de desenvolvimento do câncer de mama! Quanto mais cedo o procedimento for feito, menores as chances de aparecer um tumor! Por isso, elas podem ser castradas antes do primeiro cio, tanto gatas quanto cachorras! Ao serem castradas as fêmeas ficam também menos suscetíveis a doenças como a piometra, uma infecção bacteriana do útero relativamente comum nas fêmeas adultas não castradas. Castrá-las também evita a possibilidade de desenvolvimento de uma gravidez psicológica.
No caso dos machos a castração também diminui a possibilidade de surgimento de tumores e de doenças da próstata, como é o caso da Hiperplasia Benigna da Próstata. A castração dos pets também evita e controla a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis. Outra vantagem de castrar os seus pets é o controle populacional e a redução dos animais de rua nas cidades, situação que já é considerada um problema de saúde pública!
A castração e o controle populacional dos pets
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil. Destes, 20 milhões são cães e cachorras, e 10 milhões são gatos e gatas. São milhões de animais que sofrem com desnutrição e que têm e proliferam diversas doenças não tratadas, incluindo algumas zoonoses como raiva, gripe, sarna, leishmaniose e giardíase.
A castração como solução para esse problema de saúde pública
Pensando no controle populacional dos animais por um meio ético e eficaz, a castração é a melhor saída para o controle populacional de animais, melhor atendimento aos pets e cuidados com a população de maneira geral.
Alguns dados relevantes para pensarmos a castração como qualidade de vida para os pets:
- Uma gata tem o primeiro cio geralmente entre o 6ª e o 10º mês . A idade reprodutiva delas costuma ser algo em torno de 14 anos e os seus cios são sazonais, sendo mais frequentes na primavera e verão. A gestação de uma gata dura em torno de dois meses e ela já pode entrar no cio em média oito semanas após o parto. Em uma gestação, uma gata pode gerar de dois a 12 filhotes, em média. *Uma gata não castrada e seus filhotes podem gerar, em sete anos, cerca de 370 mil filhotes.
- Nas cachorras a maturidade sexual depende do seu porte, mas pode variar entre seis meses a 16-18 meses. Cachorras passam a vida inteira em idade reprodutiva, podendo entrar no cio e engravidar até o fim de sua vida. O seu cio ocorre geralmente em intervalos de seis meses e a gestação, em torno de dois meses. Uma cachorra pode gerar a cada gestação uma média de seis filhotes ou mais!*Uma cadela não castrada e seus filhotes podem gerar cerca de 67 mil outros animais em um período de seis anos.
* dados divulgados pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA)
Comments