Em 2018, conforme o IBGE, o Brasil produziu 33,8 milhões de litros de leite, sendo que a região sul segue como a de maior produção leiteira. O Anuário Leite 2020 publicado pela Embrapa, que aponta indicadores, tendências e oportunidades para quem vive do setor leiteiro, afirma que nos últimos 20 anos a produção mundial de leite teve um crescimento anual de 1,3%. O Brasil, o quarto maior produtor de leite do mundo teve um crescimento médio de 3,7% ao ano.
A pecuária de leite é um setor extremamente relevante para a economia do Brasil, e a preocupação com os cuidados, higiene, nutrição e saúde dos rebanhos é cada vez maior. Produtores e produtoras de leite sabem que as escolhas certas são capazes de proporcionar além de bem-estar dos animais, aumento da produtividade do rebanho. Mas muitas vezes os produtores se questionam sobre como podem aumentar a produtividade da atividade leiteira sem que tenham, necessariamente, que aumentar a quantidade de animais na propriedade.
Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao se pensar nesse aumento de produtividade e lucro para a propriedade rural.
Para que isso ocorra é preciso avaliar todos os custos fixos e variáveis - como mão de obra, instalações do rebanho, equipamentos utilizados no manejo, os cuidados sanitários, a administração da propriedade, medicamentos, alimentação, entre outros. Mas o mais importante a ser considerado ao falarmos de aumento da produtividade leiteira é a saúde dos animais.
Cuidar da saúde e bem-estar das vacas é essencial, já que não adianta ao produtor que o animal tenha uma alta capacidade de produção de leite, mas fique doente. Portanto, respeitar a genética, manter a vacinação, vermifugação, proporcionar liberdade de circulação, fazer a limpeza correta no manejo antes, durante e após a ordenha e manter os cuidados com as baias, galpões ou espaços de circulação influenciam diretamente no bem-estar e consequente aumento da produção de leite.
O animal também deve ter à sua disposição sombra, pastagem de qualidade, água limpa e abundante (uma vaca adulta de alta produção pode consumir até 150 litros por dia de água), ambiente seco e arejado. O espaço de confinamento não pode ser superlotado.
Além disso, recomenda-se que os animais evitem longas caminhadas - para reduzir o cansaço, que pode alterar a produção de leite - e que se tenha um bom manejo alimentar das vacas para prevenção de doenças metabólicos pós-parto. Os cuidados com alimentação e manejo darão bezerros saudáveis, período de lactação mais saudável, um colostro de ótima qualidade, mais expectativa de vida do animal e maior produção de leite.
Além de todos esses cuidados, como a tecnologia pode ajudar no aumento da produtividade leiteira?
A tecnologia pode sim, ajudar produtores e produtoras de leite! Uma opção é o uso de Boostin, uma formulação que estimula a produção de leite em vacas em lactação, promovendo economia e produtividade.
Como Boostin funciona?
Somatroponina é um hormônio do crescimento produzido naturalmente no organismo das vacas. Esse hormônio exerce um controle homeorrético sobre o seu metabolismo, ou seja, de mudanças coordenadas no metabolismo para suprir novos estados fisiológicos do animal. O Boostin é um composto de somatroponina bovina recombinante, vitamina E e lecitina, que estimula esse hormônio.
Ele atua na hipófise, e faz com que o hormônio do crescimento seja estimulado para que, consequentemente, as vacas produzam maior quantidade de leite. Ele é aplicado via subcutânea, e pode ser administrado a partir dos 60 dias pós-parto, até 30 dias antes da secagem, ou sempre que o animal estiver com o escore de condição corporal (ECC) mínimo.
Importante ressaltar que, para que os animais permaneçam saudáveis e com alta produtividade eles nunca podem ter, principalmente as vacas que recebem Boostin, restrição alimentar, já que, como a produção de leite aumenta, a ingestão de alimentos também aumenta, e grande parte da energia extra é direcionada para uma maior produção de leite, ao invés da manutenção da condição corporal.
Por isso, uma dieta balanceada é essencial para que Boostin traga todos os benefícios ao qual o produto se compromete.
Comentarios