Não, nem sempre é necessário cortar as unhas do seu gatinho! As unhas dele, além de servirem como brincadeira para arranhar objetos, elas são importantes porque servem como um mecanismo de defesa e marcação de território, além de ajudarem no equilíbrio e na mobilidade.
Quando estão soltos na natureza os gatos tendem a afiar e desgastar as unhas naturalmente, usando a prática para marcarem sua presença em um lugar. Já quando ficam em casa eles não têm muitas opções, e geralmente opta-se pela compra de um ou mais arranhadores, onde ele possa fazer o desgaste das unhas, conservando-as mais curtas e, também, aliviando o estresse!
Caso as unhas cresçam demasiadamente e seja realmente necessário cortá-las, é preciso que o corte seja feito com todo cuidado, respeitando o tempo e a necessidade do seu gatinho, e que se cortem somente as pontas das unhas! A frequência vai depender do estilo de vida do seu gatinho, e geralmente as unhas das patas da frente precisam de cortes mais frequentes do que nas unhas das patas traseiras.
O corte deve ser feito quando ele estiver bem relaxado e o melhor é que seu gatinho esteja acostumado ao hábito desde pequeno. Quanto mais ele conhecer o espaço em que o humano vai cortar suas unhas mais relaxado ele vai ficar! Quer umas dicas de como cortar as unhas do seu gatinho?!
- Escolha o material mais adequado: não use tesouras regulares, opte por uma tesoura de boa qualidade e específica para o corte das unhas do felino.
- Certifique-se de que ele está relaxado e à vontade com você!
- Crie um hábito: faça com ele se lembre dessa atividade de uma forma tranquila, sem alardes.
- Dê uma recompensa: acaricie seu gatinho, dê alguns petiscos... Algo que o deixe feliz!
- Para saber até onde cortar aperte (devagar) a patinha dele e você vai perceber que aparecerá a unha branca e uma parte mais avermelhada. Você deve cortar apenas antes dessa parte, já que ali é onde estão os vasos sanguíneos que, se machucados, causam sangramento e dor. Por isso, sempre corte aos poucos, com a certeza de que não irá atingir a parte vascularizada da unha do gato.
- Ainda está inseguro?! Procure a veterinária para que ela possa te orientar!
Comments