top of page

Diarreia em Terneiros

Na pecuária leiteira a criação de terneiras é uma das atividades mais importantes. Uma terneira acometida por qualquer doença nas primeiras semanas de vida não terá o mesmo desempenho produtivo ao atingir a fase adulta, diferentemente de uma terneira que tenha se desenvolvido de forma saudável. Diarreia neonatal é uma das principais causas de morte em terneiras e pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, toxinas bacterianas, vírus, protozoários, parasitas, assim como por fatores não infecciosos, geralmente, relacionados à alimentação e ao meio ambiente.


Uma das principais formas de controle da diarreia é a prevenção que pode ser feita através da vacinação de vacas gestantes, com aumento da imunidade dos terneiros (ingestão de colostro de boa qualidade), uso de coccidiostáticos nas primeiras semanas de vida e controle do ambiente de criação das terneiras.


Tabela 1. Resumo dos principais agentes responsáveis pela diarreia em terneiros.


Figura 1. Incidência de diarreia de acordo com a idade dos terneiros.



Diagnóstico prático começa com um exame clínico completo dos bezerros afetados, realizando medidas de temperatura, freqüência respiratória, avaliando a condição geral do terneiro e seu nível de desidratação.

A antibioticoterapia é forma mais eficiente de tratamento para a diarreia, lembrando que é de grande importância a aplicação de outros medicamentos quando apresentados os sinais clínicos como febre, cólica e desidratação.

Texto: Henrique Pestano | Médico Veterinário na Agropecuária Querência | Mestre em Medicina Veterinária (UFPel)

99 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page