top of page

Dirofilariose: vermifugação evita o “verme do coração”

  • agroquerenciasls
  • 25 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de out. de 2020


O nome complicado esconde uma doença que pode ser assintomática nas fases iniciais da infecção. Causada pelo “verme do coração”, a dirofilariose tem sua transmissão causada pelo mosquito infectado, que transmite o verme Dirofilaria immitis. A Dirofilariose pode causar insuficiência cardíaca e até mesmo a morte de cães e gatos.


Como ocorre a transmissão da Dirofilariose?

Como é uma doença parasitária, a transmissão tem um ciclo que começa quando o mosquito infecta o seu pet com as larvas, enquanto se alimenta do seu sangue. Quando o mosquito pica um animal saudável ele libera as larvas que se instalam nos tecidos abaixo da pele do pet. Essas larvas vão se desenvolver, virar parasitas jovens adultos que vão migrar pelos tecidos do corpo do animal em direção ao coração e às artérias pulmonares, onde vão se reproduzir.Esse processo pode levar até quatro meses após o cão ou gato ser infectado. 


Ou seja, a transmissão não se dá nem por contato oral nem respiratório com as larvas e os ovos dos parasitas. Ela é transmitida apenas pela picada de um mosquito, que pode ser do tipo Aedes, Culex e Anopheles (e que esteja infectado pelo verme). Quando há a reprodução dos parasitas as fêmeas adultas liberam as microfilárias na circulação sanguínea do animal infectado, e quando ele é picado por outro mosquito dos gêneros citados acima, o ciclo de transmissão recomeça. 


Quais são os sinais clínicos?

Os sinais que o pet pode apresentar são tosse, falta de apetite, emagrecimento, apatia e dificuldade para respirar. Quando o animal abriga muitos vermes, ele também pode ter mais dificuldade para correr, brincar e fazer seus exercícios. Além disso, alguns podem apresentar inchaços abdominais, porque nessa região se acumulam líquidos. Como dissemos acima, a Dirofilariose também pode causar insuficiência cardíaca. 


A Dirofilariose é uma doença tratável, mas o seu tratamento vai depender do grau de evolução da doença, condição de saúde do animal e o comprometimento dos órgãos atingidos.



Vermifugação: a melhor forma de prevenir a Dirofilariose

É importante ressaltar que todos os cães e gatos podem contrair essa doença - principalmente aqueles que têm contato com o meio exterior - caso não estejam protegidos contra ela! E forma mais eficaz para proteger cães e gatos da Dirofilariose é a vermifugação! 


Muitas vezes o uso de vermífugo acaba sendo relacionado somente aos parasitas do intestino, mas o uso de vermífugos é muito importante para proteger os pets de uma série de doenças. Sim! Existe uma série de doenças que podem ser causadas pelos vermes, que se alojam no fígado, rim, intestino e também, no coração. Por isso, é preciso manter o controle do ambiente e fazer a administração de vermífugos com uma frequência que pode ser estabelecida junto à veterinária.




Geralmente o medicamento é administrado via oral, por comprimido ou líquido. Aliás, a vermifugação também auxilia inclusive no combate a protozoários como a giárdia. Lembre-se: os vermes de cachorro podem sim, passar para os humanos! Procure uma veterinária e saiba como manter nossos companheiros saudáveis!


Mas a Dirofilariose é considerada uma zoonose?

Sim, a Dirofilariose é considerada uma zoonose e um problema de saúde pública! Apesar de não atingir tanto as pessoas como no caso de outras zoonoses (porque o verme Dirofilaria immitis não consegue completar o seu ciclo de vida nos seres humanos, não sobrevivendo tempo suficiente em nosso organismo) ela é uma doença que exige atenção da população! Por isso, o papel dos veterinários na conscientização sobre essa doença é extremamente importante, assim como a participação e apoio da população no seu controle e cuidados com os animais.


De Segunda a Sexta:


Das 7h30min às 12h00min | Das 13h15min às 18h00min


Sábado:


Das 08h00min às 14h00min (sem fechar ao meio-dia)


Avenida Sony Soares Corrêa, 1405

São Lourenço do Sul - RS, 96170-000
 

Tel: (53) 3251-3182

©2020 por Agropecuária Querência. Produzido por CSBCoaching - Marketing integrado

bottom of page