Os gatinhos também podem contrair gripes quando não estão devidamente vacinados! Essas gripes vão desde pequenos incômodos até situações graves quando não tratadas! O tipo de gripe mais preocupante que os atinge é a Clamidiose (bactéria Clamidia Psitacci), que está associada a uma conjuntivite persistente.
Além disso, outras doenças que atingem os gatinhos são a Calicivirose (vírus Calicivírus Felino) e o herpesvírus felino 1 (HVF-1), que causa a Rinotraqueite Viral Felina, uma doença que pode ser bem grave. Os sintomas dessas doenças costumam ser parecidos, como problemas respiratórios, secreção nos olhos e febre. Por isso, é muito importante consultar a veterinária ao menor sinal de sintoma de alguma dessas doenças.
Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:
Clamidiose: Transmitida pelo contato direto com outros animais doentes, é um tipo de gripe que costuma estar associada à conjuntivite persistente. É mais comum em felinos jovens, de rua ou aqueles que vivem em grupos. Atinge também o trato respiratório e pode se alojar na genitália dos felinos.
Calicivirose: Altamente infecciosa a Calicivirose é um tipo de gripe, uma doença respiratória, que pode causar rinite e sinusite nos gatinhos. O contágio se dá pelo contato de um gato com fluidos de outro doente. Os sintomas são: espirros, conjuntivite, mucosidade, úlceras no palato, na mucosa oral e nariz e, em casos mais graves, pneumonia, entre outros.
Rinotraqueite Viral Felina: É causada pelo HVF -1, um herpesvírus, e é uma doença respiratório grave e altamente contagiosa entre os felinos. O contágio se dá pelo contato direto de gatos com baixa imunidade e gatos já doentes. Os sintomas são: espirros, rinite, conjuntivite e outras lesões oculares, tosse, secreção nasal, febre, úlceras na boca, desânimo, entre outros.
Para evitar que seu animalzinho seja atingido por alguma delas, o ideal é que ele faça sempre as vacinas de reforço, para ficar protegido e poder aproveitar todas as trocas de estações do ano!
Comments