Giardíase Canina: doença comum e grave em cães
- sitequerencia
- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

O seu cão apresenta sintomas como dor abdominal, diarreia, fezes com odor muito desagradável, pastosas e de cor atípica – esverdeada- flatulência, vômito, perda de peso e apetite e/ou desidratação? Fique atento, pode ser giardíase, uma doença intestinal grave e relativamente comum em cães.
A giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giardia Lamblia, que tem transmissão pela rota fecal-oral, ocorrendo pela ingestão acidental de cistos que estão nas fezes, vômitos, pelos dos animais, alimentos e/ou água contaminada. Importante ressaltar que estes cistos podem permanecer meses no ambiente.
Seu ciclo não precisa de hospedeiros intermediários ou vetores, e sua prevalência se dá em cães, assim como em gatos e outros mamíferos. É considerada uma zoonose com grande destaque em relação à saúde pública.
Ao estarem contaminados, alguns cães podem não apresentar sintomas, mas mesmo assim seguem eliminando cistos no ambiente, o que traz situação de risco para outros animais e aos seres humanos.

A doença é diagnosticada através de análise clínica e de exames das fezes dos animais, onde o diagnóstico laboratorial definitivo acontece pela detecção de cistos e/ou trofozoítos. Para um diagnóstico mais exato o recomendado é que se analise cerca de três amostras em dias consecutivos ou alternados, em um intervalo de sete dias.
Como prevenir
Para evitar a giárdia canina mantenha o local em que seu cão circula bem higienizado - use desinfetantes no chão, lave as vasilhas de comida e água do seu pet, disponibilize sempre água filtrada e troque-a frequentemente – fique atento à higiene do próprio pet e o contato com outros animais que podem estar infectados, lave suas mãos após tocar no seu animalzinho ou limpar o local onde ele fica e, muito importante: dê a vacina específica para Giardíase! Ela deve ser dada em cães com 9 semanas, depois com 12 semanas e após, reforço anual! Além disso, mantenha a dosagem de vermífugos do seu cãozinho em dia!
Vermifugação
Existe uma série de doenças que podem ser causadas pelos vermes, que se alojam no fígado, rim, intestino e também, no coração.
Os parasitas intestinais se proliferam com rapidez e deixam mais debilitados filhotes e cães idosos. E, como dissemos, as formas de contaminação podem ocorrer tanto via oral quanto pelo contato direto com ovos e larvas depositados pelas fezes e que permanecem no local.
Por isso, é preciso manter o controle do ambiente, das pulgas e estabelecer um cronograma de administração de vermífugos com uma frequência que pode ser estabelecida junto à veterinária.
Geralmente o medicamento é administrado via oral, por comprimido ou líquido. A vermifugação auxilia no combate a protozoários como a giárdia. E lembre-se: os vermes de cachorro podem sim, passar para os humanos! Procure sempre uma veterinária e mantenha seus companheiros de quatro patas saudáveis!
Comments