top of page

Gripe Canina: vacinação é essencial para proteger seu cão da “tosse dos canis”


Gripe Canina: vacinação é essencial para proteger seu cão da “tosse dos canis”


Tosse dos Canis, Traqueobronquite Infecciosa Canina ou Gripe Canina é uma doença que acomete os cães causando entre outros sintomas uma tosse seca e forte facilmente identificada por seus tutores e tutoras!


A gripe canina é uma doença do sistema respiratório, transmitida pelo ar, contato direto ou objetos contaminados. Extremamente contagiosa, geralmente aparece com as mudanças bruscas de temperatura. Geralmente é associada ao inverno e às temperaturas mais baixas, mas ela também se dá no verão, quando nossos pets saem mais às ruas.

A gripe canina faz com que os animais sadios, em contato com cães doentes, desenvolvam sintomas e infectem outros cachorrinhos.

E sim, a Tosse dos Canis pode ser considerada uma zoonose! A Tosse dos Canis pode ser causada por vírus e/ou bactérias, mas no caso de cães com tosse dos canis causada pela Bordetella bronchiseptica (o meio mais comum) há possibilidades de seres humanos contraírem problemas respiratórios por meio dos pets!


O que desencadeia a gripe canina?



O que desencadeia a doença são principalmente os vírus Parainfluenza e Adenovírus tipo 2 e a bactéria Bordetella Bronchiseptica, grupos patogênicos responsáveis pela gripe canina. Mas o que são esses vírus? O vírus Parainfluenza é transmitido por via aérea de um cão para o outro e ocasiona problemas principalmente no trato respiratório. Já o Adenovírus se divide em dois tipos principais. O tipo 1 é o principal causador da doença Hepatite Infecciosa Canina (HIC), e o tipo 2 é o causador principal da Gripe Canina (Tosse dos Canis). A Bordetella Bronchiseptica é altamente contagiosa, sendo transmitida por contato direto ou pelo ar. Ela pode causar surtos da doença ‘traqueobronquite infecciosa canina’, a ‘Tosse dos Canis’.


Vacinação: intranasal ou injetável


Como proteger o seu animalzinho da gripe canina? Além de manter o ambiente em que ele vive limpo, evitar expor seu amigo às mudanças bruscas de temperatura e deixá-lo por muito tempo em locais úmidos, a vacinação é a melhor forma de prevenção!


Há duas formas de aplicação da vacina contra a gripe canina: a injetável e a intranasal! A vacina intranasal é indolor e aplicada diretamente no focinho do cão, dando uma proteção rápida e eficaz em casos de surto da doença, já que o processo de imunização começa três dias após a aplicação. A sua proteção é de 365 dias.

Já a vacina injetável é aplicada embaixo da pele, ela se integra facilmente a qualquer programa vacinal e sua proteção também é de 365 dias! Se a escolha for pela vacina injetável e o seu cão nunca tiver sido vacinado contra a gripe ele precisa fazer uma aplicação e repeti-la em 21 dias.

Ambas são eficazes e protegem o seu pet da gripe! Eles podem ser vacinados já a partir dos dois meses de vida! Procure uma profissional da área e escolha a melhor forma de proteger seu amigo!

(Informações: Ana Paula Vargas - médica veterinária na Agropecuária Querência)

9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page