Tu sabes o que é a PIOMETRA e o quão grave ela pode ser para as cachorras adultas e não castradas?!
O QUE É?
A piometra é uma infecção uterina grave, que ocorre no cio de cachorras adultas, que já atingiram a maturidade sexual. A doença também pode ocorrer em gatas, mas é mais comum em cachorras.
COMO ACONTECE?
Ela ocorre no fim do ciclo reprodutivo e se dá em razão de uma série de fatores. Um deles é o aumento da progesterona nesse período.
A progesterona é importante para que a cachorra mantenha a gravidez quando está prenha. Entretanto, quando não há fecundação, as alterações do útero nesse período podem propiciar o acúmulo de secreções, o que facilita alterações no endométrio e que podem favorecer o surgimento de alguma infecção bacteriana.
QUAIS OS TIPOS?
Existe a PIOMETRA ABERTA, em que há secreção vaginal, e a PIOMETRA FECHADA, em que há uma distensão no útero, sendo mais difícil do tutor perceber.
A piometra fechada costuma ser mais grave.
QUAIS OS SINTOMAS?
* Febre
* Fraqueza
* Falta de apetite
* dor e aumento de volume abdominal
* secreção vaginal na piometra aberta (purulenta ou sangrenta)
EXISTE TRATAMENTO?
O tratamento consiste em realizar uma cirurgia para retirada dos ovários e do útero em caráter emergencial.
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?
Quando o diagnóstico é tardio a doença pode se agravar e levar o animal à morte por insuficiência renal, septicemia ou peritonite.
DÁ PRA PREVENIR?
A castração diminui as chances das cachorras desenvolverem esse e outros tipos de infecções. Além disso, exames regulares e consultas preventivas ajudam no acompanhamento da saúde do animal.
コメント