Seu pet fica com aquela secreção que forma uma mancha escura ao redor dos olhos, com um odor forte e desagradável?! Já ouviu falar na "Lágrima Ácida"?
A produção lacrimal é normal e necessária para a boa lubrificação da região dos olhos. Entretanto, quando há uma produção excessiva de secreção dos olhos e um acúmulo dessa lágrima a chamamos de "Lágrima Ácida". Ela se forma por causa das substância da própria secreção, da própria lágrima, e pelas bactérias presentes na pele dos animais, que causam também um odor característico. Como se trata de uma secreção contínua, esse acúmulo gera a mancha escura nos olhos, bem característica da condição.
É importante ressaltar que este problema não é apenas estético, já que o animal fica mais suscetível a inflamações e infecções ou outros problemas oculares. A Lágrima Ácida pode ocorrer por diversos fatores, como a obstrução do ducto nasolacrimal, que pode ocasionar um lacrimejamento excessivo no animal.
Outros fatores associados são a conjuntivite ou outro tipo de irritação nos olhos, assim como alguma alteração anatômica nas pálpebras do pet, que pode dificultar a produção lacrimal ou a sua drenagem. Além disso, o tipo de alimentação (alergias alimentares) também pode influenciar nessa produção excessiva da secreção dos olhos, que ocasiona a Lágrima Ácida.
Raças mais propensas a terem Lágrima Ácida
Algumas raças têm maior propensão ao desenvolvimento desta condição. É o caso da lhasa apso, pequinês e shih-tzu nos cães, e a raça persa nos gatos. As raças de pets que são braquicefálicas, como o Buldogue Francês, também têm maior predisposição a desenvolverem a lágrima ácida porque, com o focinho mais achatado, qualquer problema na região dos olhos favorece a sua formação.
Tratamento
Antes de começar o tratamento o recomendado é que você leve o seu pet à veterinária para juntos descobrirem o que está causando a Lágrima Ácida no seu pet. Apenas limpar a região, como fazemos com as secreções comuns, não basta, já que essa secreção é contínua.
Alteração da dieta, desobstrução dos ductos nasais e produtos específicos podem auxiliar no tratamento. Consulte a veterinária e encontre o melhor tratamento para o seu pet!
Comments