As moscas podem se tornar uma grande preocupação no manejo e cuidado de animais domésticos e de animais de grande porte, como cavalos e bois.
Cheias de bactérias, elas gostam de locais úmidos e com restos de alimentos, e se aproveitam da pele exposta e de feridas de outros animais.
Entre as doenças causadas pelas moscas, com certeza você já ouviu falar da bicheira e do berne! Elas são tipos de miíases!
Continue lendo para entender mais sobre essa doença.
MIÍASE?
A miíase é uma doença parasitária, causada por uma infestação de larvas de moscas na pele, que se alimentam tanto de tecidos vivos quanto os necrosados/ com feridas. Essa infestação pode ocorrer por variadas espécies de moscas!
A miíase se dá por diferentes tipos, mas há 3 principais:
Cavitária: quando as larvas das moscas depositam seus ovos nas cavidades nasais, oral, ocular e/ou auditiva.
Cutânea: nesse caso os ovos são depositados diretamente na pele do animal.
Intestinal: quando o animal ingere alimentos que estão contaminados com as larvas da mosca.
Ela pode se manifestar de duas formas: primária e secundária
Miíase primária:
É quando a mosca deposita seus ovos em uma PELE SADIA.
Após os ovos serem depositados na pele sadia, eles eclodem e atacam o que até então era um tecido íntegro. A partir daí, irão formar um nódulo subcutâneo (embaixo da pele).
Esse é o caso do BERNE, que é classificado como uma miíase furunculóide primária.
Miíase secundária:
Nessa manifestação da doença, as moscas depositam os seus ovos em uma pele com ferida já aberta. Os ovos são depositados bem na borda do ferimento.
As larvas então, irão se alimentar do tecido necrosado e penetrar no tecido muscular. Ao penetrarem no tecido muscular a ferida ficará ainda maior e com um cheiro bem característico.
A BICHEIRA é uma miíase secundária.
SINAIS CLÍNICOS
Fique alerta se o seu animal apresentar feridas na pele, inchaço subcutâneo, dor e incômodos aparentes em alguns locais do corpo, apatia e emagrecimento.
Não deixe que o quadro evolua. Ao identificar esses sinais, procure o médico veterinário!
E O TRATAMENTO?
Vai depender do local e tipo de miíase e da extensão e grau de infestação da doença. Por isso é tão importante busca rapidamente o diagnóstico.
FORMAS DE PREVENÇÃO
Por gostarem de ambientes úmidos e quentes, é importante que você mantenha os espaços de circulação e permanência dos animais os mais limpos possível! Faça a higienização regularmente e vistorie o local.
Outras formas de prevenção incluem:
Fazer a limpeza diária dos potes de comida e água do animal
Dar banhos nos animais e sempre secar bem suas orelhas após o banho
Vistoriar e limpar os pelos ao redor das orelhas (as moscas têm predileção por orelhas, por serem locais de fácil acesso para depositarem seus ovos)
Tratar e acompanhar a cicatrização de feridas na pele
Usar repelentes próprios para afastar as moscas
Animais que vivem em chácaras ou fazendas devem receber cuidados redobrados. Sempre que possível faça uma vistoria na pele e pelo do animal.
IMPORTANTE RESSALTAR!
A bicheira e o berne são tipos de miíases que atingem cães, gatos e também outros animais, como cavalos, bois, vacas e, inclusive, os seres humanos!
Comments