Redução na produção de leite e carne, queda de imunidade do animal e com isso a redução na lucratividade da propriedade rural. Essas são algumas das consequências de quando parasitas atingem os rebanhos bovinos.
Como exemplo do quanto os parasitas podem influenciar na produção, dados divulgados pela Revista Rural apontam que o carrapato do boi pode causar prejuízos no Brasil na ordem de um bilhão de dólares por ano, “sendo 40% por perdas na produção de leite, 27% pela mortalidade de bovinos, 11% sobre o desempenho reprodutivo, 9% em gastos com acaricidas, 5% pela redução no ganho de peso, 3% pela má qualidade do couro e despesas no controle e prevenção das hemoparasitoses”.
A Embrapa afirma ainda que os prejuízos causados pelos parasitas aos produtores de bovinos de corte podem chegar a 20% de redução no ganho de peso, isso sem considerar o aumento dos custos de produção.
Mas afinal, o que são os parasitas e como fazer o controle desses organismos e não prejudicar a produção dos rebanhos bovinos?
Parasitas: o que são?
Os parasitas são organismos que vivem em outros seres vivos e deles se alimentam. Ao se alojarem em seus hospedeiros, os parasitas enfraquecem e prejudicam a saúde dos bovinos, provocando uma série de doenças.
Os parasitas podem permanecer tanto nos seres vivos, quando estão na fase parasitária, quanto no ambiente, na fase de vida livre. Eles se dividem em dois tipos: os ectoparasitas e os endoparasitas.
Ectoparasitas:
São os parasitas externos, que se alojam na superfície ou nas cavidades dos hospedeiros. Esses parasitas encontram em ambientes úmidos e quentes o lugar ideal para se proliferarem. Alguns dos ectoparasitas mais conhecidos são os carrapatos (como o carrapato do boi), bernes, piolhos, bicheiras e moscas.
Quando os bovinos são acometidos pelos ectoparasitas eles ficam com a pele sensível, com coceira e lesões na região afetada, e que podem evoluir para inflamações, infecções ou doenças mais graves.
Endoparasitas:
Estes são os parasitas internos, que vivem durante a fase parasitária dentro do organismo dos hospedeiros. Os vermes e protozoários são os tipos mais comuns de endoparasitas, e causam doenças como verminoses, coccidiose e tristeza parasitaria bovina. Estes parasitas também são responsáveis pela redução da produtividade dos rebanhos.
Como proteger o rebanho?
A melhor forma de proteger o rebanho é agindo preventivamente. É preciso estabelecer um programa de controle parasitário, focando na redução de infestações de parasitas, no bem-estar animal, na vacinação do rebanho e na limpeza da propriedade rural. Importante salientar que muitos desses parasitas são percebidos tardiamente, quando os prejuízos já são muitos e a saúde dos bovinos está bastante afetada.
Comments