Você sabia que os dentes dos equinos têm uma particularidade? Eles crescem durante toda a vida, continuamente! Com a domesticação, junto às mudanças alimentares que eles sofreram ao longo do tempo – hoje consomem mais ração e menos pastos – o crescimento excessivo dos dentes pode causar problemas à saúde bucal e ao comportamento desses animais.
Entre os problemas mais comuns estão as pontas de esmaltes, que provocam lacerações na língua e nas bochechas. Mas podem surgir anormalidades de molares e incisivos, que prejudicam a mastigação e causam emagrecimento progressivo, a presença de dente-de-lobo, fraturas dentárias, cáries, ganchos (que chegam até mesmo a penetrar no céu da boca) e sinusite.
Fique sempre atento se o cavalo está com salivação excessiva, dificuldade para mastigar e engolir, dificuldade para ganhar peso, volume na bochecha ou se o seu desempenho caiu. A avaliação e o tratamento odontológico do cavalo são essenciais e previnem problemas graves no futuro. Procure um veterinário especializado e cuide sempre da saúde do seu animal. (Informações: Equuslife – Clínica de Equinos)
Comments