Vamos conversar sobre a toxoplasmose
- sitequerencia
- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2020

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”. Esse protozoário é encontrado nas fezes de gatos ou outros felinos, e pode infectar todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, sendo considerada uma zoonose. Por que a preocupação com os gatos?
Ocorre que eles são a única espécie que completa o ciclo êntero-epitelial e eliminam oocistos no ambiente, portanto, são os únicos que expelem o parasita pelas fezes, sendo por isso considerados hóspedes finais do parasita. Por isso há muitos mitos e em torno da transmissão da toxoplasmose pelos gatinhos.
Ainda que eles tenham conexão direta com o ciclo de vida do parasita, a forma mais relevante de contaminação não é pelo contato com eles ou com suas fezes. Na verdade, é muito improvável que o gato seja o responsável pelo surto da doença. As situações de risco mais comuns da doença ainda são por via transplacentária, a ingestão de verduras e vegetais contaminados, água sem tratamento e de carne que malpassada ou carne crua. Inclusive, o seu gatinho também se contamina caso coma carne crua.

Assim como em humanos, nos gatos a toxoplasmose também costuma ser assintomática, e pode ser confundida com outras doenças. Os sinais clínicos são raros, mas nos gatinhos os órgãos mais afetados são os pulmões e os olhos (os sinais inespecíficos da doença são anorexia, vômito, diarreia, apatia, febre intermitente). O teste sorológico é a forma mais eficiente de diagnóstico.
Quais as chances de o gato ser o responsável
pela transmissão da toxoplasmose?
Para haver risco há algumas circunstâncias que precisam acontecer em conjunto, como:
- Quando o gato é infectado pela primeira vez, porque depois que ele contrai a doença se torna imune
- Caso as fezes estejam no local por mais de 24 horas e por menos de 5 dias
- Que a pessoa toque nas fezes, coloque as mãos na boca ou toque em alimentos.